Diversão, Cultura, Ciência e Tecnologia a serviço da Educação

 
 
 
 

Intérprete do Universo

Histórico e Currículum

Por que sou o Intérprete do Universo?

"Porque transformo a complexidade científica do COSMOS em linguagem simples, sendo que me dedico ao mais infinito dos UNIVERSOS: “A MENTE HUMANA

Hernán Mostajo

Curriculum do Educador Científico:

Hernán Mostajo, Filantropo, Professor Historiador, Educador Científico, Conferencista nas áreas da Cosmologia, Astronomia, Exobiologia, Museologia e Educação Ambiental, já realizou palestras para mais de 350 mil alunos e professores do Estado do RS em 170 cidades, tornando-se o palestrante mais solicitado em eventos educativos e científicos do RS na atualidade.

Diretor Presidente da Associação Brasileira de Educação Científica (ABEC), Associação Gaúcha de Astronomia (AGA) e Diretor do Observatório BioAstronômico COSMOS.

Membro representativo do Instituto Latinoamericano de Museus (ILAM), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Sistema Estadual de Museus (SEM).

Há 20 anos dedica-se ao estudo da Cosmologia e da Educação Científica aplicada para Estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Graduação. Em 1996 defendeu a Tese “Vida Extraterrestre - uma Análise Histórica e Científica”, obtendo pontuação máxima na Faculdade Imaculada Conceição – Santa Maria – RS.

No dia 27 de Julho de 2011, durante a reunião da Quinta Região Museológica do RS, foi eleito o representante para a formação do Colegiado Setorial de Museus que irá contribir para a formação do Plano Estadual de Cultura.

Colaborador Institucional: United Nations Environment Programme (UNEP), Food and Agriculture Organization (FAO), Agência Espacial Brasileira (AEB), National Aeronautics and Space Administration (NASA), Nações Unidas (ONU).

No ano de 2013 tornou-se Embaixador no Brasil da Fundação Jamie Oliver - www. jamieoliverfoodfoundation.org.uk - entidade esta reconhecida mundialmente por levar uma alimentação saudável para as crianças.

No ano de 2013 O Professor Hernán Mostajo Criou a Darth Vader - Legião do Bem, entidade voltada a atender as crianças em tratamento do câncer infantil, levando os personagens da Saga Star Wars para os Hospitais do RS, projeto este com conhecido Nacionalmente.

Suas atividades como Educador Científico já foram destaques nas seguintes mídias:

Programa Fantástico – Rede Globo
Programa Globo Repórter – Rede Globo
Programa Histórias Extraordinárias – Rede Globo – RBS TV
Programa Patrola – Rede Globo – RBS TV
Programa Conversas Cruzadas – RBS TV
Programa Tele Domingo – RBS TV
Programa Jornal do Almoço - RBS TV
Programa RBS – Notícias
Programa Bom dia Brasil – Rede Globo
Programa Bom dia Rio Grande – RBS TV
Programa Encontro com Fátima Bernardes – Rede Globo

Jornal Zero Hora
Jornal O Globo
Jornal O Estadão
Jornal Correio Braziliense
Jornal Diário de Santa Maria
Jornal A Razão
Jornal Correio do Povo
Jornal O Pioneiro

Sites de Notícias:
Portal Terra
Portal G1

 

Professor Hernán Mostajo, filantropo - recebendo homenagem do Centro de Apoio a Criança com Câncer em Santa Maria - RS uma das casas mais antigas que recebe os familiares de pacientes em tratamento.

 

Hernán Mosttajo, Artur Lorentz Secretário de Ciência e Tecnologia do RS e Fabricio Colvero Diretor de Astronomia.

Felipe Müller Reitor da UFSM e Hernán Mosttajo Diretor do Observatório Cosmos.

Histórico - Projetos Científicos

Em 2001 fundou o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência em Itaara - RS que tem por objetivo ser ponto de referência para todas as pessoas que buscam em saber e conhecer os mistérios de nosso Planeta, bem como os mistérios do Universo, onde todos visitantes realizam “uma viagem do centro da Terra ao Espaço Sideral, rumo ao encontro de nossas origens.”

Em 2003 elaborou o Projeto Educacional “Astronomia na Escola” juntamente com uma equipe de profissionais capacitados nas áreas da Educação, Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e Agência Espacial Brasileira. Desde então este projeto vem sendo ferramenta na divulgação da Ciência e Tecnologia nas escolas do RS, que no ano de 2009 completou mais de 70 mil alunos participantes.

Em 2003 Participou como consultor científico e protagonista do Programa Curta metragem Histórias Extraordinárias produzido pela RBS - TV Porto Alegre com o título: "Viagem ao Planeta Acart" sob a direção do cineasta Hique Montanari.

No ano de 2004 elaborou o Projeto Educacional “Paleontologia na Escola” onde o mesmo divulga a importância do Patrimônio Fossilífero do RS, este projeto percorre todas as escolas , estimulando os alunos na preservação do Patrimônio fóssil Brasileiro.

Desde 2005 o Educador lançou-se no cenário Nacional e Internacional como “Intérprete do Universo” personagem atuante em suas incríveis palestras Show de Ciências. Já palestrou para mais de 350 mil alunos e professores. Ao longo destes anos reuniu inúmeras publicações e reportagens a seu respeito na mídia nacional e internacional.

Ratinho (Apresentador SBT) - Hernán Mosttajo

Hernán Mosttajo - capa de Jornal, em quatro páginas coloridas conta sua trajetória de sucesso.

Marcos Pontes - Primeiro Astronauta Brasileiro e Hernán Mosttajo - Criador do Projeto "Astronomia na Escola"

No ano de 2006 O Professor Historiador Hernán Mosttajo criou a Exposição: “2006 Brasil no Espaço”, com a colaboração da Agência Espacial Brasileira e Ministério da Ciência e Tecnologia. A exposição divulga a importância do Brasil na formação de Cientistas e futuros Astronautas. A Exposição “2006 Brasil no Espaço” também é uma grande homenagem ao Primeiro Astronauta Brasileiro, Marcos Pontes.

Em 2006 Participou como consultor científico e protagonista do Programa Curta metragem Histórias Extraordinárias produzido pela RBS - TV Porto Alegre com o título: "Bolas de Fogo de Rodeiro Bonito" sob a direção do cineasta Cristiano Trein Histórias.

No ano de 2007 O Professor Hernán Mosttajo realizou a "Semana Nacional da Ciência e Tecnologia" - evento este em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Neste evento de dois dias mais de 2.000 alunos da rede pública escolar da Região Central do RS participaram ativamente.

Em 2009 Atuou diretamente na divulgação e distribuição do "Guia Educacional - Santa Maria dos Vestígios Fósseis", foram entregues 10.000 guias educativos para os alunos das Escolas Municipais de Santa Maria. Este Projeto foi desenvolvido com o Mestre em Educação Profesor Alberto Martins da UFSM.

Em 2009 Criou o Projeto Educativo "Educação Infantil e Museu" visando ser de suma importância que os alunos desde seu primeiro contato com a educação tenham a oportunidade de conhecer, participar, entender o significado de Museu. Este projeto foi desenvolvido com a Psicóloga e Pedagoga Cátia Ferreira da UFSM.

Em 2009 inaugurou sob sua Presidência a sede oficial do Observatório BioAstronômico – COSMOS em Itaara – RS que objetiva divulgar a Ciência da Astronomia de forma educacional comprometendo-se com a erradicação do Analfabetismo Científico nesta área, e de forma turística gerando fluxo intenso e permanente de visitantes para o município de Itaara e Região.

Em 2010 O Professor Hernán Mosttajo elaborou o Projeto "Evolução e Diversidade" em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade, projeto este que já tem sua agenda lotada para conferências em Escolas e Universidades.

No ano de 2013 tornou-se Embaixador no Brasil da Fundação Jamie Oliver - www. jamieoliverfoodfoundation.org.uk - entidade esta reconhecida mundialmente por levar uma alimentação saudável para as crianças.

No ano de 2013 O Professor Hernán Mostajo Criou a "Darth Vader - Legião do Bem", entidade voltada a atender as crianças em tratamento do câncer infantil, levando os personagens da Saga Star Wars para os Hospitais do RS, projeto este com conhecido Nacional.

No ano de 2015 o Professor Hernán Mostajo adquiriu a réplica oficial do droid R2 D2 do filme Star Wars - em tamanho oficial com o objetivo de levar as crianças hospitalizadas do RS no Mundo existem 214 réplcias do droid no Brasil somente 4 réplicas.

O Professor Hernán Mostajo já recebeu inúmeras homenagens de Governo de Federal, Estadual e Municipais e demais títulos por suas atividades na erradicação do Analfabetismo Científico.

Hoje o Professor Hernán Mostajo representa a ponte entre Universidades, Museus e Escolas.

Destaque 2010 - Feira do Livro de Porto Alegre

Estamos sós no universo? Por enquanto, sim

A tarde desta quinta-feira marcou um debate sobre existência de vida fora da Terra. Estiveram presentes no auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural Erico Verissimo o professor Hernán Mosttajo, e os Doutores Jorge Quillfeldt e Horácio Dottori. Eles declararam que, apesar das novas tecnologias propiciarem pesquisas cada vez melhores, ainda não foi comprovado que existem seres vivos em outros planetas.


- Há 17 anos eu procura a resposta para a possibilidade de vida extraterrestre e não encontro – observou Mostajo, que lembrou o papel da ciência em evolução para a continuidade dessa busca e refutou argumentos da ufologia – A ufologia nunca deu e nunca vai dar a resposta.

Já Quillfeldt propôs um estudo em conjunto com acadêmicos para debater o tema. Segundo ele, as pesquisas da exobiologia (vida fora da Terra) ganharam aceitação somente na década de 90, quando surgiram as primeiras comprovações da existência de diversos planetas no sistema solar, os quais agora somam quase 500 catalogados.


- Existe um abismo entre a comprovação científica e as novas possibilidades de estudo. Não há evidência de vida além daqui. Precisamos buscar uma hipótese realmente criteriosa para isso – defendeu.


Mosttajo enfatizou também a base que a ciência necessita para buscar outras formas de vida:
- Nós só podemos especular sobre alguma manifestação com base no que vivenciamos aqui na Terra. Não existe outra possibilidade. (texto original - Blog do Leitor clic RBS)

www.feiradolivro-poa.com.br

 

Reflexões do Intérprete do Universo:

"A Ciência nos aproxima de Deus, e nos afasta da ignorância"

"Deus na verdade é o Universo em toda sua escala do micro ao macro COSMOS"

“Muito mais do que saber ler e escrever é necessário saber inferir sobre o Universo"

"O analfabeto cósmico é todo aquele Ser Humano que não compreende a sua existência pertencente a um Todo, o Cosmos; lê e escreve sobre o Universo porém interpreta-o como se estivese ao lado e não dentro deste."

"Não é obra do acaso o Planeta Terra possuir "hidrogênios pensantes", elementos precursores do Universo dotados de capacidade intelectual para questionar sua própria existência."

"Os Museus são templos de História e Ciência do passado, do presente e do futuro, onde de maneira não formal, educandos e educadores constituem-se personagens de um processo educacional moderno e inovador."

"A alfabetização cósmica objetiva a formação de cidadãos engajados na globalização de atitudes positivas para com o Planeta Terra e o futuro da Humanidade."


Hernán Mostajo
Intérprete do Universo

Alguns Depoimentos:

...”Uma aula de Ciências que a gente não consegue fazer em sala de aula. O Material e a dinâmica aproxima o imaginário daquilo que está nos livros.”
Clea Maria Marzari – Professora Pós-graduada em Ciência para ensino Fundamental.

...”A gurizada mexe em telescópios e aprende mistérios do Universo. É muito válido porque os alunos se emocionam. Fazemos anualmente uma noite em que as crianças e seua familiares vão à escola observar a Lua. Muito interativo.”
Professora Laura azambuja – colégio Fátima - Santa Maria RS.

...”Parabéns para o Hernán que apoia o avanço do Brasil”
Marcos Pontes - Primeiro Astronauta Brasileiro.

...”Esse projeto faz com que crianças, jovens e adultos despertem o interesse pela pesquisa científica, através do estudo do Universo muitas vezes desconhecido." Presidente da Câmera de Vereadores Tupanciretã - RS – Carlos Augusto Oliveira dos Santos.

...”Discípulo fiel do Astrônomo Norte Americano Carl Sagan, Mosttajo destilava o seu conhecimento sobre Paleontologia, Astronomia, Evolucionismo e Cosmologia...”
Repórter Excepcional - Arthur Veríssimo - Revista Trip.

..."Tive a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Observatório BioAstronômico Cosmos, que fica localizado na cidade de Itaara/RS, onde é realizado desde 2003 um projeto educativo denominado “Astronomia na Escola”, com o qual pretende despertar o interesse nesta área, divulgando a ciência da astronomia de forma educacional, comprometendo-se com a erradicação do analfabetismo científico.

Aproveito a oportunidade para encaminhar mais informações a respeito deste projeto, com a sugestão de que o mesmo seja levado ao conhecimento de seu município de forma inovadora, despertando o interesse da população". Deputado Federal Paulo Pimenta.

...”Na verdade nós fizemos um investimento para contribuir na formação do nosso aluno, é cultura. Além deles aprenderem em sala de aula eles podem aprender com estes profissionais”
Coordenadora Pedagógica Luciana Reckziegel – Colégio Sinodal Rui Barbosa - Carazinho - RS.

Intérprete do Universo Percorre em 15 dias no mês de Junho de 2011 mais de 3.500km em 8 cidades gaúchas para divulgação da "Semana do Meio Ambiente" - 2011

Projeto de Educação Ambiental - Ano Internacional das Florestas

Em Junho de 2011 o Observatório Cosmos percorreu mais de 3.500km visitando 8 municípios gaúchos para divulgação da Semana do Meio Ambiente.

As parcerias com Prefeituras do RS oportunizaram atendimento para mais de 7.500 alunos e professores das redes municipais, estaduais e privadas.

Veja abaixo as cidades visitadas e depoimento em vídeo de uma Educadora Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Estrela - RS

Clique na imagem para ver o álbum de fotos de cada Município.

Pinhal Grande - RS

Barra Funda - RS

Estrela - RS

Feliz - RS

Itaqui - RS

Veranópolis - RS

Pejuçara - RS

Alecrim- RS

 

 

 

 

Intérprete do Universo percorreu em 35 dias (Outubro e Novembro de 2011) mais de 4.500 km em 10 cidades Gaúchas, para divulgação da "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia" e "Semana Mundial do Espaço"

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana Mundial do Espaço

2011

No mês de Outubro e Novembro de 2011 o Observatório Cosmos percorreu mais de 4.500km visitando 10 municípios gaúchos para divulgação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia" e "Semana Mundial do Espaço"

As parcerias com Prefeituras do RS oportunizaram atendimento para mais de 10.000 alunos e professores das redes municipais, estaduais e privadas.

Veja abaixo as cidades visitadas e depoimento em vídeo da Secretaria de Educação do Municipio de Mato Leitão - RS

Clique na imagem para ver o álbum de fotos de cada Município.

 

voltar